Skip to Store Area:

Editora Terceiro Nome

Você está agora em:

Sobre São Paulo - COLEÇÃO FOTOLIVROS EM PARCERIA COM A EDITORA MADALENA

Mais Visualizações

Sobre São Paulo - COLEÇÃO FOTOLIVROS EM PARCERIA COM A EDITORA MADALENA

Enviar para um amigo

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Esgotado.

R$110,00

Descrição Rápida

 

Uma edição do Estúdio Madalena.

Fotos

 Claudia Jaguaribe

Textos

Padre José de Anchieta (Carta à Cia de Jesus); @Glaucoalexander (Twitter); F. A. Bezerra de Menezes (Perfil de São Paulo); Paulo Leminski (Toda Poesia); Prestes Maia; Criolo (Linha de Frente); Arnaldo Antunes (Inclassificáveis); e BlaiseCendrars (São Paulo)

 

Páginas 209
ISBN

978 85 6570 902 6

Projeto gráfico Mariana Lara, Estúdio Xadrez
Formato 22,4 cm X 19,8 cm
Acabamento Capa dura



Veja aqui o que já saiu na imprensa

INDICADO AO PRÊMIO JABUTI 2014 NA CATEGORIA PROJETO GRÁFICO

Atenção: livro esgotado na Terceiro Nome mas disponível no Estúdio Madalena.

Claudia Jaguaribe é carioca, mas vive há 24 anos em São Paulo. “O trabalho sobre o Rio, com diferentes perspectivas e montagens, me abriu um caminho para fotografar a cidade onde moro, que é mais difícil, porque o dia a dia consome o olhar criativo. Estava cansada da fotografia urbana que reproduz o que vemos, isso está desgastado”, conta a fotógrafa. “No livro quase não aparecem pessoas, pois a dimensão da cidade anula a escala humana”.

O trabalho foi produzido durante um ano e meio, entre 2011 e 2012. Foram quatro sobrevoos de helicóptero e dez subidas em coberturas de prédios, entre eles os tradicionais edifícios da Fiesp, o Martinelli e a nova torre do Santander. “Não sou documentarista, a minha questão é artística e quis fazer um trabalho que mostrasse a dificuldade de visualizar a dimensão espacial da cidade. O tamanho de São Paulo é exorbitante, se perdem as fronteiras, e fotografar do ponto de vista do pedestre não fazia sentido. Por isso optei por um ponto de vista frontal, aéreo e afastado. Realizei montagens e junções do material fotográfico, criando imagens panorâmicas que se estendem como se estivéssemos desenrolando um novelo de cidade emaranhada. Daí surgiu a ideia de fazer o livro em formato de sanfona. O mapeamento é subjetivo, o que eu quero é transmitir a sensação de imensidão e complexidade dessa cidade”, explica Claudia.

Com projeto gráfico inusitado, o livro em formato sanfona pode ser aberto em sua totalidade, revelando, em 19,76 metros, cinco sequências panorâmicas de São Paulo.

O verso traz trechos de textos e músicas sobre São Paulo escolhidos pela própria fotógrafa, que vão de Padre José de Anchieta a Criolo, passando por Paulo Leminski, Arnaldo Antunes e até Prestes Maia.

A colaboração de artistas e do público em geral será intensificada na próxima etapa do projeto, com uso da internet e redes sociais, em que Claudia quer retratar o cotidiano e os afetos da cidade, ao representar quem são e como vivem dentro deste espaço. “No livro Sobre São Paulo, mostro a cidade por fora. A sequência será outro livro e uma exposição, que contarão com intervenções de grafiteiros, arquitetos, artistas e do público recrutado via internet”, antecipa a fotógrafa.

Outras pessoas marcaram este produto com as seguintes tags:
Acrescentar suas Tags:
Acrescentar Tags
Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.